Menina de Gaza ganha competição internacional de matemática

28 de setembro de 2013

Foto: UNRWAAs crianças de Gaza marcaram seu lugar na vanguarda da educação no início deste ano quando uma menina de 14 anos do campo de refugiados de Jabalia, em Gaza, ganhou o primeiro prêmio numa competição internacional de matemática.

Apesar das condições as mais adversas – um bloqueio e a destruição causada por vários conflitos, o mais recente em Novembro de 2012 – os jovens de Gaza não se deixam abater. Areej El Madhoun, da escola da UNRWA no campo de refugiados de Jabalia, ganhou o primeiro prêmio de uma competição internacional de matemática, a “Intelligent Mental-Arithmetic Competition”, realizada a cada dois anos na Malásia.

A jovem estudante palestina da nona série superou 2.500 outros participantes de 10 países resolvendo 182 questões matemáticas complexas num período de oito minutos. A competição visa desenvolver a capacidade mental das crianças através de uma técnica que trabalha os dois lados do cérebro. Usando os dedos das duas mãos simultaneamente, os dois lados do cérebro são estimulados. Essa técnica faz com que as crianças resolvam questões matemáticas com rapidez e precisão.

Areej disse que “ganhar o primeiro prêmio é uma vitória para a Palestina. Fiquei muito orgulhosa de levar a bandeira da Palestina.” E acrescentou: “Passei por momentos muito difíceis; o conflito mais recente em Gaza tinha terminado duas semanas antes do inicio da competição. ” Ao fim de tudo, o medo e a ansiedade causados pelo conflito não diminuíram a imensa alegria de ganhar o primeiro lugar, concluiu Areej.