Câmara dos Deputados apoia os trabalhos desenvolvidos pela UNRWA

29 de outubro de 2013

25 de outubro de 2013
Brasília, Brasil

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara aprova moção em apoio aos trabalhos desenvolvidos pela UNRWA.

Sessão na Câmara apresenta nota de apoio à UNRWA

Segundo o Presidente da Comissão, Deputado Nelson Pellegrino, “a Nota Oficial se soma ao apoio da nossa Comissão à UNRWA, pelo trabalho humanitário que ela vem prestando nos últimos 63 anos, numa ação essencial para a sobrevivência dos refugiados palestinos. Trata-se de um órgão fundamental, mas que nem sempre é valorizado como merece”.

No início do mês, o Deputado Nelson Pellegrino recebeu em audiência o Comissário-Geral UNRWA, Filippo Grandi quem agradeceu o apoio recebido do Brasil. Na oportunidade, o presidente da CREDN prometeu apoiar a doação de US$ 6,5 milhões para apoiar o trabalho da agência. Nos últimos anos, o Brasil destinou US$ 8,5 milhões para os refugiados palestinos.

“A causa palestina é plenamente justificável e o Brasil tem procurado influir na resolução da crise para que a solução de dois estados seja finalmente respeitada conforme decisão da ONU adotada em 1948”, explicou o deputado.

Leia a Nota Oficial abaixo:

“A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que começou a operar em 1950 para assistir aos cinco milhões de refugiados palestinos, exerce papel essencial no fornecimento direto de serviços para atenuar as dramáticas condições dessas pessoas, sendo que 1,5 milhões delas vivem nos 58 campos de refugiados em áreas da Jordânia, Líbano, Síria, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Para atender a esse contingente, a UNRWA trabalha com recursos limitados, dependentes de doadores voluntários, empregando 31 mil pessoas, a maioria composta pelos próprios refugiados. Sua ação se estende desde a ajuda alimentar até o assessoramento a pequenos negócios, passando por serviços em educação, saúde, habitação, saneamento, entre outros.

O trabalho desenvolvido pela UNRWA é a maior experiência de esforço contínuo de ajuda humanitária. São mais de 63 anos de atividades ininterruptas, inclusive em tempos de guerra, promovendo os direitos e a dignidade humana em meio a condições adversas. A trajetória da UNRWA tem mostrado um caminho de cooperação internacional exemplar e a esperança para um povo.

Ao compartilhar a aspiração de verem estabelecidas as bases para a criação definitiva do Estado da Palestina, com a devolução de territórios ocupados e o reconhecimento do direito à existência do Estado de Israel, reforçados por acordos que permitam aos palestinos e aos israelenses a convivência pacífica, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional expressa seu apoio e conclama pelo fortalecimento da UNRWA em suas ações humanitárias em favor do povo palestino.”