Jovens de Gaza recebem primeiro prêmio em competição de filmes e fotografia

28 de outubro de 2013

25 Outubro 2013

A UNRWA e a União Européia anunciaram os resultados da competição de fotos e filmes de 2013, realizada no Centro Cultural Sakakini em Ramala. A competição foi direcionada a jovens refugiados da Palestina.

O evento anual, apoiado pela União Européia, deu aos jovens refugiados da Palestina a oportunidade de mostar a sua criatividade por meio de filmes e fotos. A Agência avaliou trabalhos enviados desde todas as suas áreas de operação, com exceção da Síria, onde o conflito atual não permite que os jovens participem de eventos como esse.

Neste ano, a UNRWA e a União Européia combinaram uma competição de fotos e filme se convidaram os refugiados da Palestina a enviarem fotos originais e curta-metragens no tema: “Roupas no varal”.

Os juízes Bassam Jarbawi, Rula Khoury, Sami Said and Shadi Othman escolheram as fotos, enquanto para a competição de filmes, o painel foi composto pelos produtor de filmes Palestinos Emad Ahmad, Sami Alalul, Shadi Othman, junto com o produtor de filmes da UNRWA, Johan Eriksoon .

Vencedores da competição de fotografia:

1. B. Khaled Telawi, do campo de Khan Younis, Gaza

Primeiro Lugar

2. Mo’taz Ibrahim al-A’araj, do campo de Rafah , Gaza

Segundo lugar

3. Najd Imad Abed al-Al, campo de Beddawi, Líbano

Terceiro lugar

Vencedores da competição de filmes

1. Salah Alhaw: “Dança no telhado” (Dance on the Rooftop):

Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=vGshEgr71pM

2. Hussam Abu Dan: “Gotas” (Droplets)

Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=enCii9tD1vs

3. Grupo de Jovens Wajeh Burj: “Becos sem luz” (Alleys without Light Bulbs):

Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=jxOoNV1A61M

Entre os anos 2000 e 2012 a União Européia contribuiu com a UNRWA em mais de dois bilhões de Euros, financiamento este que permitiu o desenvolvimento humano dos refugiados mais vulneráveis em Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.