Ministro da Irlanda visita programa da UNRWA após doação de 4 milhões de euros em 2013

7 de outubro de 2013

Foto: UNRWA

7 de outubro de 2013
Beirute

O ministro para o Desenvolvimento e Comércio da Irlanda, Joe Costello, visitou a UNRWA no Líbano no dia 7 de outubro para discutir os desafios que a Agência enfrenta, em especial por conta do fluxo de refugiados da Palestina da Síria. Após a visita, o ministro esteve na Faixa de Gaza onde viu as operações da UNRWA nesta região.

O ministro visitou o campo de refugiados de Burj Barajneh em Beirute, acompanhado pela diretora da UNRWA no Líbano, Ann Dismorr.

Durante a sua visita, o ministro conheceu uma família de refugiados que havia fugido da Síria. A família descreveu o impacto do conflito em suas vidas e os desafios diários vividos por eles no Líbano, especialmente em relação à moradia e ao alto custo de vida.

“O que vimos e ouvimos hoje, diretamente dos que são afetados pela crise na Síria, é altamente preocupante e perturbador. Algumas dessas famílias foram arrancadas duas vezes de suas casas como resultado do conflito. Nossa contribuição hoje reconhece essa crise humanitária assim como as enormes demandas de Agências como a UNRWA, além da generosidade do Líbano, que agora abriga mais de 700 mil refugiados da Síria.”

O governo irlandês apoia a UNRWA desde 2008 e faz parte do Comitê Consultivo da Agência. Somente em 2013, a Irlanda doou 4 milhões de euros para desenvolvimento humano em saúde, assistência e educação, além de 500 mil euros para as atividades de emergência da UNRWA, em resposta ao conflito atual na Síria.