Acesso da ajuda humanitária à Yarmouk, Síria, finalmente é retomado, após 11 dias de interrupção

20 de fevereiro de 2014

Damasco, 19 de fevereiro de 2014

Foto: UNRWA

A UNRWA retomou ontem a distribuição de comida para civis que vivem em Yarmouk, Damasco, após uma interrupção de 11 dias no acesso ao campo de refugiados.

Agradecemos o apoio das autoridades Sírias e o acesso que nos foi permitido ao campo, para que os funcionários da UNRWA pudessem distribuir comida àqueles que desesperadamente a necessitavam.

Desde o dia 18 de Janeiro de 2014, a UNRWA entregou mais de 6500 caixas de comida e outros itens de primeira necessidade aos refugiados. Infelizmente, durante a interrupção da distribuição, os suprimentos começaram a chegar ao fim. Portanto, devemos aproveitar ao máximo a retomada da distribuição da ajuda no dia de hoje.

A equipe da UNRWA chegou ontem à entrada norte de Yarmouk às 09:45 da manhã, entrando no campo às 10:15. Então, seguiu para a área de distribuição na Rua Rama, iniciando os trabalhos de distribuição às 11:05, de forma organizada.

Às 12:45 a distribuição precisou ser interrompida por quase 3 horas, quando uma multidão desesperada de civis famintos se aproximou do local, causando tumulto e confusão. Quando a ordem foi finalmente estabelecida, a distribuição foi retomada e seguiu sem problemas até às 16hs.

Quase 300 famílias receberam as caixas de comida da UNRWA no dia de hoje.

Durante todo o dia, multidões de civis dentro de Yarmouk exigiram acesso livre para sair do campo e também liberdade de locomoção dentro do próprio campo, de modo que o processo de distribuição aconteça de forma mais eficiente e alcance uma área isolada dentro de Yarmouk.

A UNRWA agradece mais uma vez o apoio das autoridades Sírias neste processo e também os acordos feitos com vários grupos que permitiram as condições para que a ajuda humanitária chegasse a Yarmouk.

Os funcionários da UNRWA escutaram demandas emocionadas dos civis de Yarmouk, que pedem acesso ininterrupto da ajuda ao campo de refugiados; a restauração completa dos serviços da UNRWA e, finalmente, que as suas vidas não estejam mais em risco.

A Agência demanda a todas as autoridades e partes envolvidas no conflito da Síria que ajudem a responder positivamente a estas demandas. Os problemas de segurança que interromperam a distribuição dentro do campo só evidenciam a imensa pressão da fome, miséria e desespero, que recai sobre os civis de Yarmouk.

As necessidades do campo de Yarmouk são e permanecem enormes. Com o apoio de governo e de doadores ao redor do mundo a UNRWA consegue enviar funcionários, suprimentos médicos, comida e itens de primeira necessidade para suprir as necessidades dos refugiados.

Estamos ansiosos por continuar amanhã a distribuição de caixas de comida em Yarmouk.

Ajude-nos a a ajudar ainda mais os refugiados, de modo a alcançarmos todos os que estão desesperados de fome dentro do campo de Yarmouk.

Sua doação realmente faz a diferença. Cada vida conta.

Ajude-nos, aqui