Longas filas e multidões esperam por comida em Yarmouk

3 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro, 03 de fevereiro de 2014

No dia 02 de fevereiro a UNRWA distribuiu mais 426 caixas de comida para os refugiados da Palestina em Yarmouk, alcançando um total de 3420 caixas, desde que conseguimos acesso ao campo, no dia 18 de janeiro.

DSC07542

Longas filas e multidões de pessoa famintas esperam por comida, demonstrando a gigantesca emergência humanitária e o desespero de incontáveis civis, vitimas da guerra na Síria.

Cada caixa de comida, que é considerada salvadora de vidas, alimenta uma família de até 5 pessoas, durante uma semana, no máximo. Por conta da falta de produtos frescos no mercado regional, a UNRWA também distribuiu vitaminas, kits de reidratação e suplementos alimentares.

É importante relembrarmos o contexto no qual essa distribuição alimentar está acontecendo: moradores de Yarmouk, incluindo crianças, vêm sobrevivendo nos últimos meses com uma dieta de vegetais estragados, molho de tomate vencido, ração para animais e temperos dissolvidos em água. Crianças padecem de severa má nutrição, incluindo anemia, causada pela falta de proteína.

A UNRWA ressalta que precisamos de apoio a longo prazo para ajudar Yarmouk e os civis que lá vivem. Para continuarmos com o trabalho humanitário, a presença da UNRWA e a ajuda humanitária devem ter acesso livre à Yarmouk durante vários meses, não por alguns dias somente.

Precisamos acelerar a logística da distribuição de comida e do acesso da ajuda humanitária. E ao passo que a UNRWA aprecia o fato de que as autoridades locais aumentaram o acesso à região de forma significante de modo a permitir que distribuíssemos as caixas de comida, ainda existem milhares de pessoas precisando de ajuda dentro do campo de Yarmouk. Portanto, há uma necessidade de que seja concedido acesso de ajuda humanitária de forma substancial, ininterrupta e contínua a Yarmouk.

A UNRWA segue trabalhando incessantemente para que as famílias de Yarmouk sejam atendidas. E a sua ajuda é fundamental e realmente fará a diferença na vida dos refugiados da Palestina que estão em Yarmouk.

Clique aqui para fazer uma doação (página em inglês, temporariamente)

Saiba o que está acontecendo em Yarmouk, na Síria