Imagem de Yarmouk, Síria, vai para Times Square em Nova Iorque

20 de março de 2014

Jerusalém, 20 de março de 2014

Foto da UNRWA que irá para Times Square

A imagem de multidões de refugiados da Palestina deseperados para receber as caixas de comida da UNRWA, emergiu como um ícone do conflito na Síria. E agora essa mesma imagem será mostrada hoje, 20 de março, em uma enorme tela em Times Square em Nova Iorque e simultaneamente no distrito de Tokyo, Shibuya, onde há também uma praça central com grandes telões comerciais.

Essa atividade, que foi organizada pela UNRWA e por meio de uma campanha virtual com o apoio de diversas celebridades, alcançou mais do dobro do objetivo inicial da campanha (23 milhões de pessoas). Ao chegar neste ponto máximo, a UNRWA pôde entrar em Yarmouk e distribuir centenas de caixas de comida para os civis que estão sitiados neste campo de refugiados.

A Campanha “Deixe-nos entrar – em inglês #LetUsThrough – gerou quase 40 milhões de compartilhamentos em diversos canais de mídia social, demandando acesso humanitário à 10 milhões de pessoas na Síria (número estimado pela ONU) que necessitam de ajuda urgente, incluindo 5 milhões de crianças.

A campanha da UNRWA foi feita em parceria com a Thunderclap, uma plataforma virtual dedicada à grandes campanhas.

E por conta de uma generosa doação anônima feita à UNRWA, a foto da campanha por acesso a Yarmouk vai aparecer em um telão na Times Square em Nova Iorque, das 19:30 às 20:30 (horário local) nesta quinta-feira, dia 20 de março, com a participação de pessoas que irão organizar uma vigília silenciosa em homenagem aos refugiados da Palestina em Yarmouk e à todos os civis na Síria.

Minutos após ter sido publicada pela UNRWA no último mês, a imagem foi amplamente compartilhada na internet e reproduzida em diversos jornais impressos em todo o mundo.

De acordo com o porta-voz da UNRWA, Chris Gunness,”a imagem que vamos mostrar resume o sofrimento de todos nós, expressando a revolta internacional perante o tragédia e o sofrimento que o conflito na Síria perpetuou na vida dos refugiados da Palestina e todos os civis na Síria. A UNRWA conseguiu acesso e entregou 465 caixas de comida recentemente. Mas isso não é, nem de longe, suficiente para as 20 mil pessoas que vivem em Yarmouk. Por essa razão exigimos acesso seguro, substancial e irrestrito ao campo de refugiados.”

Uma campanha parecida como a atual também foi realizada com a Thunderclap em Janeiro de 2014, e ajudou a UNRWA a conseguir acesso à Yarmouk e entregar 8 mil caixas de comida aos refugiados em Yarmouk.

Celebridades como Hugh Grant, Emma Thompson, Annie Lennox, Sting, Peter Gabriel e Bryan Adams apoiaram a campanha da UNRWA por meio de suas contas no Twitter. O Embaixador da UNRWA, Mohammed Assaf, também participou.

Apoiadores da campanha organizaram também um FlashMob na Times Square em Nova Iorque, que acontecerá hoje às 20:15 (hora local). Você pode saber mais sobre o evento aqui.

Saiba mais sobre a situação em Yarmouk, na Síria, aqui