Apoio de USD 2.5 milhões para escolas da UNRWA em Jerusalém Oriental

4 de abril de 2014

Jerusalém Oriental, 04 de abril de 2014.

Três escolas em Jerusalém Oriental foram beneficiadas com de 2,5 milhões de dólares concedidos pelo Fundo OPEC de Desenvolvimento Internacional (OFID).

O Diretor do Fundo, Geraldo Suleiman Al-Herbish, que atualmente está em uma visita oficial à Palestina, assinou o acordo com a Vice Comissária-Geral da UNRWA, Margot Ellis. Logo após, seguirá para uma visita no campo de refugiados de Shu’fat, localizado na periferia de Jerusalém.

O campo de refugiados de Shu’fat continua sendo uma das áreas mais negligenciadas devido à má infra-estrutura e as elevadas taxas de desemprego. O novo programa terá como foco uma escola elementar para meninas e outra para meninos. Juntas, as escolas preparatórias vão atender coletivamente 1.669 alunos de refugiados da Palestina. O dinheiro vai cobrir custos de salários dos funcionários, novos equipamentos de ensino, programas de educação no verão e atividades recreativas. Além disso, irá viabilizar uma reforma necessária em uma das escolas elementares.

Margot Ellis,disse: “Gostaria de agradecer o generoso apoio da OFID. O novo programa é valioso por duas razões principais: primeiro, o apoio de um grande fundo internacional será um impulso para a moral das próprias escolas de Shu’fat. Em segundo lugar, esse apoio financeiro chega em um momento crítico, dado o déficit anual de quase 70 milhões dólares da Agência “.

O OFID, é uma instituição financeira de desenvolvimento multilateral criada em 1976 pelos Estados-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O principal objectivo da instituição é contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos países de baixa renda. Até o final de dezembro de 2013, a OFID tinha acumulado US $ 16,6 bilhões em financiamento para o desenvolvimento de 134 países espalhados por África, Ásia, América Latina, Caribe, Oriente Médio e Europa.