Projeto “ Luzes da Mudança” na escola da UNRWA

5 de maio de 2014

 

Cisjordânia, 5 de Maio de 2014 

No dia 28 de abril, a Escola da UNRWA ,Askar Basic No. 1, ganhou o Prêmio de Tolerância. O projeto de Askar  chamado “Luzes da Mudança” (Beacons of Change), já existe há três anos por causa do esforço de professores e alunos. Juntos, eles combatem os preconceitos dentro da escola, em suas vidas e na comunidade do campo de refugiados de Askar.

A cada semana, a escola foca em uma qualidade que os membros da sociedade deveriam ter, como por exemplo: honestidade, lealdade e tolerância. A ideia,que foi introduzida anos antes por um professor, está presente no currículo escolar, pode ser percebida no comportamento dos professores, em atividades extracurriculares e, até mesmo, na decoração da escola.

Na semana dedicada à Tolerância, os alunos aprenderam como aceitar o outro, independente de sua aparência, raça ou opinião. Os estudantes se juntaram à crianças com deficiências e fizeram atividades como peças teatrais e trabalho voluntário. Mohammed Dirbas, de 13 anos, descreveu o impacto dessas atividades em sua vida. “Sempre aceitei os colegas com deficiência, mas agora, meu sentimento de responsabilidade por elas cresceu.”

Os alunos também aprenderam sobre outras religiões, o que aumentou a tolerância religiosa e o sentimento de respeito pelo diferente.  Abdallah Sabri, estudante do nono ano, disse à UNRWA: “Eu não fazia ideia de como eram as outras religiões. Claro que todas são diferentes, mas aprendi que elas têm muito em comum e se baseiam nas mesmas idéias e valores.”

“Esse projeto de tolerância, é fruto de muitos projetos implementados nas escolas da UNRWA. Outro grande exemplo é o programa de estudos de democracia e direitos humanos oferecidos por essas escolas. O ‘Luzes da Mudança’ gerou um impacto muito positivo para nossos alunos e nossa sociedade, precisamos mantê-lo. ”, Disse o Sr. Riyahi, diretor da escola de Askar.