Inaugurada a exposição “The Long Journey” no Centro Cultural Francês em Gaza

20 de junho de 2014

image_gallery_5231_12131_1402500274

O comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o suíço Pierre Krähenbühl, participou, na quinta-feira (11), da inauguração do “The Long Journey” (Uma Longa Jornada), exposição de fotografias e filmes icônicos da UNRWA realizada no Centro Cultural Francês na cidade de Gaza. “Essas imagens históricas e influentes são de propriedade de todo povo da Palestina”, disse Krähenbühl.

“A UNRWA como guardiã desses arquivos assume total responsabilidade por sua proteção e conservação. Tornando seu conteúdo disponível para todos aqueles interessados”, acrescentou Krähenbühl.

O acervo da UNRWA consiste em mais de meio milhão de negativos, slides, filmes e fitas de vídeo que cobrem os aspectos da história e da vida dos refugiados da Palestina de 1948 até os dias atuais. O acervo foi inscrito no registro da UNESCO “Memory of the World” (Memórias do Mundo), que inclui coleções de excepcional valor cultural histórico.

A primeira exposição foi realizada em 28 de novembro de 2013, no Centro Al-Ma’mal na cidade velha de Jerusalém.  O acervo também foi exposto em Amã, entre março e abril deste ano.

Em paralelo com os arquivos digitalizados, a UNRWA construiu um novo portal online (http://archive.unrwa.org/), onde as imagens do acervo estarão disponíveis para mídia, acadêmicos, escritores e outros que desejam explorar o mundo dos refugiados da Palestina.