Secretário-geral da ONU elogia formação do novo governo de unidade nacional na Palestina

3 de junho de 2014

foto1

 Nova  Iorque, 3 de Junho de 2014

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, emitiu um comunicado nesta terça-feira (3) saudando o anúncio da formação do novo governo de unidade nacional palestino, que será liderado pelo primeiro-ministro Rami Hamdallah.

A formação de consenso nacional foi anunciada na segunda-feira (2) pelo presidente Mahmoud Abbas e nasce após o acordo de reconciliação entre as facções rivais Hamas e Fatah em abril.

“A ONU ressaltou há muito tempo a necessidade de avançar em direção à formação da unidade palestina em conformidade com as resoluções existentes, no âmbito da Autoridade Palestina e dos compromissos da Organização para a Libertação da Palestina”, disse Ban Ki-moon.

Segundo o secretário-geral da ONU, a Organização para a Libertação da Palestina continuará sendo a responsável pela realização de negociações de paz com o Estado de Israel. Com esta unidade, espera-se novas oportunidades para o progresso em direção à solução entre os dois Estados.

O comunicado acrescenta que a ONU está pronta a dar o seu “total apoio” ao novo governo em seu esforço para reunir a Cisjordânia e Gaza, em linha com o acordo de unidade palestina. Os desafgios incluem a grave crise política, de segurança, humanitária e econômica em Gaza, bem como a realização de eleições há muito tempo atrasadas.

Fonte: ONU Brasil