TV israelense se retrata sobre falsas acusações a UNRWA em Gaza

25 de julho de 2014
Foto: UNRWA

Foto: UNRWA

A rede de notícias com maior audiência da TV israelense, o “Channel 2 News”, se retratou sobre falsas alegações a respeito de uma ambulância da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) que teria sido utilizada para transportar militantes em Gaza, na noite de 19 de julho de 2014.

O falso relato feito pelo correspondente de assuntos militares do canal e foi retirado após a UNRWA ter apresentado evidências incontestáveis de que a alegação era falsa e infundada.

“Existem muitos relatos falsos sobre a UNRWA. Este é mais um exemplo lamentável no longo catálogo de jornalismo desleixado”, disse o porta-voz da UNRWA, Chris Gunness. “A constante repetição de acusações infundadas sobre a ONU permite que falsas mitologias criem raízes. Eu encorajo os membros do público a tratá-las com a suspeita de que elas merecem, e apelo a todos os jornalistas que verifiquem as informações com a ONU antes de danificar a credibilidade de suas organizações.”

Em outubro de 2012, o canal israelense de notícias Channel 2 News foi forçado a publicar uma retratação semelhante acerca de falsas alegações sobre a neutralidade da UNRWA.

“A UNRWA está trabalhando sob uma incrível pressão em Gaza, fornecendo assistência a dezenas de milhares de pessoas deslocadas pelos combates. Mesmo durante esta situação extraordinariamente difícil, nós fazemos o melhor para manter os mais altos padrões de neutralidade para os nossos funcionários e nossas instalações”, afirmou Gunness.