UNRWA prioriza segurança de sua equipe e das comunidades em Gaza

24 de setembro de 2014
UNRWA

UNRWA

Muitas vezes após o término de conflitos armados, as taxas de fatalidade continuam a subir quando artefatos explosivos não detonados explodem. Estas detonações podem acontecer por comportamento de risco ou fatores naturais. A situação em Gaza não é diferente. De acordo com estimativas recentes das Nações Unidas, os resíduos explosivos de guerra (REG) estão muito dispersos no entorno de casas, espaços públicos e edifícios em toda a Faixa de Gaza. Estima-se que mais de 1.900 itens ainda precisam ser desativados, incluindo projeteis de tanques, mísseis e estilhaços explosivos. Essa situação representa um grande risco à população, especialmente para as crianças.

Como parte da resposta humanitária, a UNRWA está realizando uma série de treinamentos para melhorar a segurança de sua equipe e das comunidades em Gaza. O curso ensina aos participantes como identificar com segurança, marcar e comunicar às autoridades capacitadas para desativar os resíduos explosivos de guerra . Até o momento, 712 funcionários da UNRWA foram treinados. Os assistentes sociais e engenheiros envolvidos na avaliação das casas danificadas foram os primeiros a passarem pela instrução.

O treinamento contra REG está sendo realizado por Karly Kupferberg, gerente de educação sobre risco da UNRWA. “Esta primeira fase do treinamento é única, uma vez que tem como objetivo ensinar determinados comportamentos de prevenção de risco para os funcionários da linha de frente que trabalham no campo, bem como em suas vidas diárias em Gaza”, disse o representante da UNRWA. “O retorno dos instrutores mostra que, apesar dos participantes terem experimentado uma série de conflitos em Gaza, eles não estão cientes de como são perigosos certos tipos de comportamentos, e ficam muito gratos pela Agência ter tornado esta formação obrigatória antes de realizarem seu trabalho nas comunidades. ”

Kupferberg também ressaltou que é crucial que os participantes transmitam esse conhecimento para seus familiares, aumentando, dessa forma, a segurança de suas famílias.

Um dos participantes do treinamento foi Ahmad Jawdat Ajour, engenheiro civil de 28 anos, que está ajudando com as avaliações de casas danificadas em toda a Faixa de Gaza. “Os seres humanos instintivamente evitam os perigos e riscos, mas esse treinamento realmente nos ajuda a organizar nosso pensamento e encarar possíveis cenários que podem surgir no campo”, disse Ahmad

O curso não se limita a assistentes sociais e engenheiros. A UNRWA tem como finalidade capacitar todo quadro de funcionários ao longo dos próximos meses. Mas o objetivo maior é que todos os funcionários da UNRWA em Gaza, junto com as comunidades, se beneficiem do treinamento.

“A UNRWA está organizando uma campanha mais ampla de conscientização para a comunidade, que atualmente envolve animações e dramas sobre os perigos dos REG que são transmitidas pela TV UNRWA e através de canais de mídia das comunidades”, disse Kupferberg. “Este esforço será ampliado através de cartazes colados em todas as escolas e instalações da UNRWA que vão explicar o que fazer ou não fazer em relação aos REG.”

Além da campanha de conscientização, o treinamento contra REG vai ajudar a espalhar essas habilidades entre as comunidades em geral. Haverá também formação sobre os riscos para os professores que irão beneficiar os alunos em escolas da UNRWA. As atividades contra os REG estão em linha com os esforços em curso da Agência para fazer o possível para fornecer um ambiente de vida e trabalho seguro para todas as pessoas em Gaza.