Doação da ICNA Canadá garante festividades do Eid al-Adha para os refugiados da Palestina na Síria

16 de outubro de 2014
UNRWA

UNRWA

Apesar da tristeza e das perdas, os refugiados da Palestina deslocados em Damasco, capital da Síria, foram capazes de celebrar o Eid al-Adha, também conhecido como a Grande Festa ou Festa do Sacrifício. A celebração foi realizada graças a uma doação feita pelo Círculo Islâmico da América do Norte (ICNA) Canadá.

Eid al-Adha é o segundo feriado mais importante do calendário muçulmano. As festividades comemoram a prontidão do profeta Abraão em sacrificar seu filho como sinal de sua obediência a Deus. Parte central da celebração é um jantar de carne de ovelha sacrificada. A doação da ICNA Canadá permitiu a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) comprar 57 ovelhas e servir refeições quentes para 7.616 deslocados refugiados da Palestina que vivem em abrigos coletivos da UNRWA em Damasco.

“Na medida em que o conflito persiste, muitos refugiados da Palestina, incluindo aqueles que foram deslocados, não encontram meios de possibilitar às suas famílias presentes, doces festivos ou carne. Oferecer carne durante este feriado é uma maneira de fazer com que seja um dia especial para os refugiados da palestina afetados por conflitos”, diz Abu Ahmed, refugiado da Palestina de Husseinieh, que agora vive, com sua esposa e oito filhos, no abrigo coletivo da UNRWA na escola al-Kabri no campo de refugiados de Jaramana.

Um Alaa é outro palestino que fugiu da violência em Husseinieh para o abrigo coletivo da UNRWA na escola al-Kabri. Recordando os dias anteriores ao conflito sírio, Um Alaa diz: “Meu coração fica cheio de tristeza quando me recordo da família e os amigos reunidos na minha mesa entre conversas e risos, compartilhávamos refeições e alegria durantes as festividades do Eid al-Adha. A distribuição de carne este ano ajudou a difundir a própria essência do Eid. Agora, nosso único desejo é voltar para nossas casas.”

Abu Ahmad e Um Alaa estão entre os cerca de 270 mil refugiados da Palestina que foram deslocados dentro da Síria desde que as hostilidades começaram. A contribuição do ICNA Canadá complementou o trabalho da UNRWA de ajuda alimentar para as famílias afetadas pelo conflito, a maioria dos quais precisam de assistência urgente e contínua para satisfazer as suas necessidades básicas.