Doação de 50 mil dólares ajuda a UNRWA na prestação de assistência de emergência na Faixa de Gaza

24 de outubro de 2014
IMG_7107

UNRWA

A organização internacional de caridade Mão Amiga de Emergência e Desenvolvimento (HHRD) e a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) anunciaram na segunda-feira (20) um acordo de 50 mil dólares para prestar assistência urgente de emergência para refugiados da Palestina na Faixa de Gaza.

A HHRD trabalha junto com a UNRWA para financiar bolsas de estudo em Gaza, Jordânia e no Líbano desde 2012. Também é responsável pelo financiamento do programa de alimentação escolar em Gaza para os refugiados da Palestina em 2013.

Essa recente contribuição irá apoiar cerca de 4,5 mil rações para 642 pessoas internamente deslocadas em Gaza, que vivem atualmente em abrigos de emergência da UNRWA. A contribuição também irá cobrir importantes itens não alimentares como kits-higiene para mais de 75 famílias, ou aproximadamente 375 pessoas.

O coordenador da HHRD na região, Asif Khan, agradeceu a UNRWA pela parceria de longa data na prestação de serviços humanitários diretamente para os refugiados da Palestina. “Através da generosa e contínua doação de nossos benfeitores e parceiros como a UNRWA, vamos continuar trabalhando duro para atender as necessidades de tantas pessoas quanto for possível”, disse Khan.

No auge da violência deste verão em Gaza, cerca de 300 mil refugiados da Palestina foram deslocados internamente em abrigos da UNRWA. Centenas de milhares de pessoas continuam desabrigadas em Gaza, com cerca de 80 mil casas impactadas durante o conflito.

O diretor do escritório de representação da UNRWA em Washington, Matthew Reynolds, disse que apesar do cessar-fogo em vigor, o sofrimento da população de Gaza continua. “Estes civis perderam tudo, saíram de suas casas com literalmente apenas as roupas que estavam vestindo”, disse Reynolds. “Disponibilizar itens não alimentares, como cobertores, galões para armazenamento de água, fraldas e kits de higiene familiar é o básico necessário para a sobrevivência e para o início de um longo caminho de recuperação.”

A UNRWA atende aproximadamente 1,26 milhão de refugiados da Palestina em Gaza, que representam mais de 70% da população total. Na última década, a situação socioeconômica em Gaza tem estado em constante declínio.

O bloqueio continua tendo um efeito devastador, com o acesso restrito de mercadorias e movimentação de pessoas na Faixa de Gaza. O número de refugiados da Palestina que dependem da UNRWA para alimentação aumentou de menos de 80 mil em 2000 para mais de 830 mil hoje.

Operando com mais de 12.500 funcionários em toda a Faixa de Gaza, a UNRWA fornece educação, saúde, assistência e serviços sociais, microcrédito e assistência de emergência para refugiados da Palestina registrados. Durante emergências humanitárias, como o recente conflito, a Agência também estende seus serviços a não refugiados. Doações para ajudar a cobrir o custo das operações humanitárias da UNRWA, como esta contribuição a da HHRD, são especialmente importantes para ajudar uma população vulnerável.