UNRWA comemorou a inauguração da escola básica Shu’fat para meninas

1 de outubro de 2014
UNRWA

UNRWA

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) comemorou a inauguração da escola básica Shu’fat para meninas, no campo de refugiados de Shu’fat. O projeto foi financiado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID). A inauguração contou com a presença do diretor de operações da UNRWA na Cisjordânia, Felipe Sanchez, o representante do Banco Islâmico de Desenvolvimento, Hani Abu Diab, e o chefe da Unidade de Parceiros Árabes da UNRWA, Peter Ford. Também estiveram presentes no evento funcionários da UNRWA, juntamente com funcionários do Departamento de Assuntos de Refugiados, funcionários da escola e representantes da comunidade local.

“Estamos satisfeitos pela inauguração dessa escola única e cheia de estudantes – 341 alunos do ensino fundamental e 632 na escola preparatória. Estendo minha gratidão ao BID pela generosa doação que permitiu a UNRWA atender às necessidades educacionais dos refugiados da Palestina, especialmente em Jerusalém e arredores, onde a presença palestina está sob ameaça constante. Esperamos que esta escola possa ser um porto seguro para as meninas do campo de refugiados de Shufat”, disse Felipe Sanchez na cerimônia realizada nesta terça-feira 30.

“A UNRWA agradece ao Banco Islâmico de Desenvolvimento por financiar esta nova escola. Obviamente, como qualquer escola da UNRWA, é importante para a educação de centenas de crianças refugiadas da palestina e suas futuras chances na vida. Shu’fat também é importante porque a escola é uma instituição da sociedade, e apoiar instituições palestinas na área de Jerusalém é uma necessidade vital. Obrigado ao BID por tornar isso possível. ” concluiu Peter Ford.

Hani Abu Diab, falando em nome do gerente do departamento de fundos para projetos do BID, Omar Mehyar, disse: “Assim como a casa da família, que é passada de uma geração para a outra, esta escola vai passar adiante o conhecimento das gerações anteriores para as próximas. Então, juntamente com a família, outro pilar integrante de uma comunidade é a educação e o Banco Islâmico de Desenvolvimento, juntamente com a UNRWA, são gratos pela oportunidade de ajudar a fortalecer a comunidade de Shu’fat em Jerusalém com a construção desta escola.”

A generosa doação de cerca de 3 milhões de dólares do BID, permitiu a construção de uma nova escola para meninas, bem como a renovação de uma escola já existente. Em 4.200 metros quadrados, a nova escola será composta por 40 salas de aulas, uma biblioteca, laboratório de informática, uma sala polivalente, uma sala de aconselhamento, e duas salas administrativas. A construção começou em junho de 2012 e foi concluída em agosto de 2014.

O Banco Islâmico de Desenvolvimento tem sido um doador generoso para UNRWA desde 2001, colocado ênfase nas vias de ensino. A última doação para a UNRWA na Cisjordânia foi lançada em 2011 no valor de 3,2 milhões dólares para a reabilitação e reconstrução de instalações educacionais no campo de refugiados de Shu’fat. Outro importante apoio foi o de 1,7 milhões utilizado para apoiar centros de formação profissional na Cisjordânia.