Delegação da União Europeia visita programas de assistência humanitária da UNRWA na Síria

27 de novembro de 2014
UNRWA

UNRWA

O diretor de operações da Direção Geral de Ajuda Humanitária e Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO), Jean-Louis De Brouwer, visitou os programas humanitários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) na Síria na última quinta-feira (20).

Jean De Brouwer e a delegação da ECHO visitaram a entrada Bateekhah do campo de refugiados de Yarmouk para obter uma ideia do contexto difícil em que a UNRWA realiza assistência humanitária. A delegação foi informada sobre as condições adversas enfrentadas pelos cerca de 18 mil civis sitiados em Yarmouk. Também visitaram um centro de distribuição de alimentos da UNRWA em Damasco. O centro funciona durante o ano todo e assiste cerca de 500 refugiados da Palestina diariamente, com pacotes de comida e outros tipos de assistência essencial. O dia terminou com a visita ao estabelecimento Al-Haram Money Transfer Company, onde a delegação observou a distribuição de ajuda em dinheiro para os refugiados da Palestina afetados pelo conflito. Este é um dos 30 estabelecimentos em todo o país por meio do qual a UNRWA distribui apoio em dinheiro para reforçar a capacidade de resistência de 460 mil refugiados da Palestina afetados pelo conflito na Síria.

Agradecendo a ECHO pelo compromisso contínuo para os refugiados da Palestina na Síria, o diretor da UNRWA na Síria, Michael Kingsley-Nyinah, disse: “os refugiados da Palestina na Síria não devem ser esquecidos. A visita de Brouwer demonstra o interesse genuíno da ECHO na compreensão da situação dos refugiados, e em contribuir para a sua resistência nesse contexto de conflito armado prolongado. A UNRWA será sempre grata a ECHO pelo seu apoio constante e generoso”.

“Foi importante para a ECHO estar presente na região para testemunhar e avaliar as necessidades crescentes dos refugiados agravada pela proximidade do inverno”, disse De Brouwer. “Pedimos aos doadores para intensificar o apoio nesta fase crítica, e ir além das promessas feitas para que a assistência possa continuar e alcançar aqueles que estão em extrema necessidade.”

A ECHO é uma parceira de longa data da UNRWA e tem apoiado generosamente atividades de emergência da Agência na Síria e na região, com a contribuição de mais de 10,9 milhões de euros desde 2013.