Em visita a Faixa de Gaza, ministro dinamarquês anuncia doação de 4,2 milhões para refugiados da Palestina

10 de novembro de 2014
UNRWA

UNRWA

O ministro de Relações Exteriores dinamarquês, Martin Lidegaard, visitou a Faixa de Gaza nesta quinta-feira (6) para ver em primeira mão a destruição causada pelo recente conflito e ouvir sobre o apoio de longo prazo financeiro, humanitário e político necessário para ajudar o povo palestino a reconstruir suas vidas.

Martin Lidegaard e a delegação dinamarquesa atravessou o bairro devastado de Shejayeh e visitou o centro coletivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) na escola Zaitoun para meninas. Essa instituição atualmente abriga 1.642 dos mais de 30 mil deslocados internos que vivem ainda nas instalações da UNRWA , e que perderem suas casas por conta de danos severos ou destruição durante o conflito.

O diretor de operações da UNRWA em Gaza, Robert Turner disse: “Estamos gratos peloapoio contínuo da Dinamarca e apreciamos a visita do ministro para ver em primeira mão a situação da região. As contribuições financeiras, atenção e apoio são essenciais para as famílias em Gaza serem capazes de reconstruir suas vidas, particularmente com a aproximação do inverno. No entanto, a recuperação sustentável em Gaza requer muito mais do que reconstruir o que foi destruído. Levantar o bloqueio é um elemento-chave para alcançar a autossuficiência da Faixa de Gaza”.

Lidegaard manifestou apoio do governo da Dinamarca à UNRWA e anunciou uma doação de 4,2 milhões de dólares para apoiar Gaza, dos quais 3,4 milhões serão destinados à UNRWA. “Hoje testemunhei os danos massivos causados pelo conflito de 50 dias. O escopo da destruição é devastador e continua afetando milhares de vidas. Para as crianças que crescem em tais circunstâncias, é importante que recebam o apoio e assistência de que necessitam. Estou orgulhoso pela Dinamarca ser capaz de ajudar a UNRWA e proporcionar o apoio necessário para garantir que as crianças de Gaza possam frequentar a escola. Eu encorajo fortemente todas as partes a fazerem parte dos esforços para levantar o bloqueio de Gaza. O movimento de pessoas e mercadorias para dentro e fora da Faixa de Gaza será um passo essencial na tentativa de garantir que a população de Gaza possa voltar para suas vidas cotidianas”.

A contribuição total da Dinamarca para a UNRWA, em 2014, situa-se atualmente em 22,6 milhões de dólares.