UNRWA mecaniza processo de gestão de resíduos sólidos nos campos de refugiados de Marka e Zarka

6 de novembro de 2014
UNRWA

UNRWA

Foi realizado o primeiro passo para a mecanização da coleta e destinação de resíduos sólidos, nos campos de refugiados de Marka e Zarka. O diretor de operações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) na Jordânia, Roger Davies, apresentou nesta quinta-feira (6) sete mini-compactadores para realizar esse trabalho. Esta iniciativa-piloto tem por objetivo melhorar a gestão dos resíduos em ambos os campos, onde atualmente a coleta é feita manualmente por trabalhadores utilizando carrinhos de mão.

Na cerimônia de lançamento do projeto Davies disse: “Este novo método de coleta e destinação de resíduos sólidos tem várias vantagens. Resolve o problema dos pontos de coleta de resíduos no campo de refugiados de Marka, e reduz os riscos de saúde para os trabalhadores que transportam manualmente o lixo durante longas distâncias em ambos os campos. O projeto vai resultar em economias substanciais no orçamento de gestão de resíduos sólidos”.

O evento contou com a presença do prefeito do município de Russaifeh, Osama Haymoor, do representante do Departamento de Assuntos Palestinos e do presidente do Comitê de Serviços do Campo de Refugiados, Khalaf Deghdashi, membros da comunidade local e funcionários do governo da Jordânia e da UNRWA.

Osama Haymoor disse que aprecia os esforços contínuos da UNRWA para melhorar os serviços prestados aos refugiados da Palestina nos campos. Ressaltando a disposição do município para facilitar o trabalho da UNRWA no campo de refugiados de Marka, afirmou: “O acordo de gestão dos resíduos sólidos foi concluído entre o município e a UNRWA para 2014, com uma taxa que está perto do preço de custo, em apoio à UNRWA e aos refugiados da Palestina na Jordânia”.

Representando o governo da Jordânia, Khalaf Deghdashi reiterou o apoio de seu país aos refugiados da Palestina. Disse também que: “a comissão de serviços para os acampamentos está ansiosa para continuar a cooperação e coordenação com a Agência sobre todos os assuntos dentro de Marka. A UNRWA é um importante parceiro com o qual trabalhamos juntos diariamente para melhorar as condições de vida dos refugiados da Palestina dentro do campo”.