UNRWA inaugura escola em Nuzha

28 de setembro de 2015

O Diretor de Operações da UNRWA na Jordânia, Roger Davies, e a Embaixadora dos Estados Unidos da América no Reino Hachemita da Jornânia, Alice Wells, inauguraram na última terça-feira (22) uma nova escola em Nuzha, construída com doações americanas.

A nova escola construída segue os últimos modelos da UNRWA e substituiu três prédios com risco de desabamento. Os três edifícios onde funcionava a antiga escola foram construídos há mais de 50 anos em uma área adjacente ao escritório da Agência. Sinais de deterioração eram claramente visíveis. Uma série de dependências anexas foram instaladas no mesmo complexo para abrigar o laboratório de ciências e outras atividades escolares, muitas em desuso por conta da gravidade da deterioração.

Agradecendo a Embaixadora Americana pela doação, o Diretor de Operações da UNRWA na Jordânia afirmou que “o novo prédio escolar garante um ambiente seguro e protegido para as crianças estudarem, com banheiros internos, parquinhos totalmente revitalizados, com o aumento dos muros externos, acessibilidade para deficientes físicos, garantindo a livre circulação dentro da escola”.

“Atualmente a nova escola atende 2019 alunos, com a capacidade de acomodar mais de 2500. Além de oferecer um ambiente educacional muito melhor, a economia que tivemos com a construção desta escola é de aproximadamente 100 mil dólares por ano em custos de funcionamento e despesas de manutenção. Além disso, por conta desta construção uma escola primária em Nuzha vai poder operar em uma base de turno único, com a realocação dos alunos dentro da escola, o que está alinhado com o desafio da UNRWA em relação às escolas que funcionam em turnos duplos”, explica Davies.