“Nós pintamos pelas pessoas de Gaza”

15 de outubro de 2015

ARTISTAS DE GAZA TENTAM CRIAR O MAIS LONGO MURAL DA PALESTINA

Aproximadamente 50 jovens artistas talentosos de Gaza pintaram um mural de 100 metros com desenhos sobre o tema “engajamento cívico da juventude”, no muro ao norte da sede da UNRWA na cidade de Gaza. O mural, que é pintado em uma lona pendurada na parede, almeja quebrar um novo recorde como o maior da Palestina.

“Nós pintamos pelas pessoas de Gaza”, comenta o artista Mohammad Likruns, expressando a sua motivação em participar do projeto.

“Em Gaza, nós ainda não acordamos do pesadelo dos últimos três conflitos. Em Gaza, nós precisamos de vida. Com este mural, nós estamos pintando pela esperança e pela vida”, acrescenta o jornalista Nael Khader, que decidiu se voluntariar neste projeto.

O projeto da pintura do muro foi organizado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no âmbito do Grupo Temático das Nações Unidas para os Jovens, do qual a UNRWA é um membro ativo. O mural foi implementado em parceria com a União Geral para Centros Culturais, em Gaza. Com o tema “engajamento cívico da juventude”, as instituições da ONU desejam promover e sensibilizar uma maior participação política, social e econômica dos jovens, para que eles sejam empoderados e assim possam contribuir plenamente para a sociedade, o desenvolvimento e paz.

O mural ficou pendurado durante aproximadamente uma semana na parede da sede UNRWA em Gaza. A pintura poderá ser utilizada para futuras exposições em Gaza e na Cisjordânia e algumas partes podem ser doadas para escolas da UNRWA no Território Palestino Ocupado.