“A Palestina é inteligente”

10 de novembro de 2015

Semana de Tecnologia em Gaza teve como propósito dar visibilidade à capacidade que a Tecnologia da Informação (TI) tem de melhorar o dia a dia de diferentes grupos em Gaza

No dia 7 de outubro, o Diretor de Operações da UNRWA em Gaza, Bo Schack, visitou a Semana de Tecnologia Expotech que aconteceu em Gaza entre 5 e 8 de Outubro, e teve como slogan a frase “A Palestina é inteligente”. O propósito da conferência foi dar visibilidade à capacidade que a Tecnologia da Informação (TI) tem de melhorar o dia a dia de diferentes grupos em Gaza, principalmente mulheres, jovens e pessoas com necessidades especiais.

“O setor de TI representa uma oportunidade inestimável para os jovens de Gaza. Entretanto, continua a ser um desafio transformar esse potencial em empregos, que são tão necessários,” disse o Schack na conferência, onde ele conversou com vários jovens Palestinos empreendedores de start-ups que lhe apresentaram suas ideias de projetos.

A empresa social Gaza Gateway, apoiada pela UNRWA, também participou da conferência e explicou seu papel em promover perspectivas de emprego aos jovens graduados em TI através da terceirização das oportunidades de emprego para iniciativas privadas em Gaza.

“A Gaza Gateway é uma plataforma independente que procura ajudar a minimizar o desemprego em Gaza promovendo abertura ao mercado global aos especialistas em TI em Gaza,” explicou o cofundador Ibrahim Jobour durante um painel de discussão na conferência.

A cada ano, aproximadamente mil Palestinos se formamem áreas relacionadas à computação em Gaza. Entretanto, de acordo com o Escritório Central de Estatísticas Palestino, 75.1% destes permaneceram desempregados após se graduarem em 2014. A iniciativa Gaza Gatewaytenta fazer uma ponte entre a graduação e o setor privado, demonstrando que Gaza pode oferecer serviços comerciais competitivos.