Acreditando no potencial da cada criança: a importância da intervenção antecipada de apoio à aprendizagem

20 de janeiro de 2016

Como todas as crianças do primeiro ano, Arafat, de sete anos de idade, dedica-se para dominar as habilidades fundamentais de leitura e escrita. Esta tarefa é ligeiramente mais desafiadora para Yasser Arafat, que tem paralisia cerebral – para ele, segurar um lápis pode ser muito difícil.

Sabrin, mãe de Arafat, lutou arduamente para garantir ao seu filho o acesso ao direito fundamental à educação , já que muitas escolas na área foram hesitantes em aceitar Arafat devido à sua condição.

Como parte da reforma do seu sistema educativo, a UNRWA trabalha para reforçar o acesso a educação de qualidade e inclusiva para crianças como Arafat.

Um sistema de educação inclusiva é aquele que acredita no potencial de aprendizagem de cada criança e que valoriza suas diferentes formas de aprendizagem.

Quando a diretora da escola, Dina, matriculou Arafat em uma escola da UNRWA, ela sublinhou “a importância de ter alguém para apoiar Arafat, que possa adaptar o currículo da escola de forma que lhe permita trabalhar seus pontos fortes e habilidades.”

Este é o importante papel que a equipe de apoio à aprendizagem desempenha, trabalhando com os professores de Arafat para identificar suas habilidades e talentos, bem como as áreas onde ele precisa de mais cuidado. A equipe, composta de Soumaya Abed e Sahar al-Rageb, concebeu um programa de sessões semanais para Arafat, inicialmente focando em melhorar seu conhecimento da língua árabe.

Técnicas criativas e métodos de aprendizagem especiais foram desenvolvidos pela equipe de apoio à aprendizagem para ensinar a Arafat o alfabeto árabe, por exemplo usando massinha para ensinar a forma de cada letra.

A partir deste ponto, a equipe gradualmente ensinou Arafat a escrever no quadro com o canetão, mais espesso do que um lápis e portanto com maior aderência. Com o encorajamento, Arafat agora pode segurar até mesmo um fino lápis e escrever as letras. Isto é algo que teria sido extremamente difícil para ele há seis meses.

Arafat é agora não só capaz de ler as letras, mas também as palavras formadas a partir destas letras.

A equipe de apoio à aprendizagem está extremamente orgulhosa das conquistas de Arafat, que dizem resultar da sua “crença de que Arafat tem o poder e as habilidades para ter sucesso como qualquer outra criança.”

Focar na intervenção antecipada nos graus elementares é fundamental para assegurar que qualquer necessidade psicossocial, de aprendizagem, ou de saúde das crianças serão identificados precocemente.

A intervenção antecipada é fundamental para promover um sistema de educação inclusiva, para assegurar que as crianças com deficiência terão, não só acesso físico, mas também uma educação de qualidade, que incentiva os talentos e as habilidades de cada aluno.