‘Alcance seus sonhos’: a voz teatral dos jovens da Síria

20 de janeiro de 2016

Os jovens que moram em abrigos coletivos temporários vivenciam diretamente uma mistura de desespero e tédio. Frequentemente sentindo-se marginalizados e insignificantes e tendo vivido intensos traumas, os jovens refugiados da Palestina que vivem em abrigos da UNRWA demonstraram o desejo de serem ouvidos e de dividirem suas experiências com seus pais e comunidades. Em resposta ao seu apelo, a Agência montou uma oficina de teatro em parceria com a UNICEF. Em 22 de Setembro, em um quarto cheio de amigos e familiares, 41 refugiados da Palestina que vivem em abrigos coletivos da UNRWA se fantasiaram e encenaram sua própria peça, ‘Alcance Seus Sonhos’, que inspirou membros do público e encheu todos de esperança.

Muitos jovens deslocados têm dificuldade em encontrar maneiras de descrever seu sentimento de perda. Todos eles tiveram que fugir de suas casas, deixando para trás membros da família e colegas de escola. O agravamento da crise faz com que os jovens tenham poucas oportunidades de encontrar seu lugar e poucos motivos para acreditar que a situação vai melhorar. A peça, “Alcance seus sonhos”, foi uma chance para esses refugiados da Palestina se abrirem e contar suas histórias. A peça fala sobre os perigos que o conflito na Síria representa para os estudantes que tentam permanecer otimistas sobre o seu futuro, apesar da situação só piorar. Conta a história de estudantes celebrando o resultado de seus exames nacionais durante o almoço, quando um morteiro cai sobre o restaurante. O chocante evento dá o tom para que os atores falem sobre as ameaças que eles enfrentam e como isso afeta as suas vidas. Apesar dos profundos sofrimentos e adversidades com os quais eles têm que conviver, os personagens concluem que a esperança deve vencer o medo – e eles vão continuar alcançando seus sonhos.

A peça deixou a audiência sem palavras, e uma das pessoas da plateia comentou: “Eles nos inspiraram com uma poderosa apresentação e determinação para um futuro melhor.” Os atores demonstraram sua energia e talento e foram finalmente capazes de expressar seus sentimentos para todos.

A oficina em colaboração com a UNICEF focou em desenvolver o pensamento crítico, habilidades de resolução de problemas e de comunicação nos jovens refugiados da Palestina. Tais intervenções são essenciais para ajudar adolescentes a lidar com os constantes desafios que eles enfrentam ao crescer em um país destruído pelo conflito. Essa atividade psicossocial faz parte da resposta da UNRWA para dar assistência aos refugiados da Palestina deslocados para a Síria. Esse é outro exemplo do compromisso da Agência em prover assistência aos refugiados da Palestina enquanto eles continuam vivenciando uma das piores crises das últimas décadas.