UNRWA apoia a saúde da família através de seus serviços de planejamento familiar

20 de janeiro de 2016

Em um cenário onde o aumento das necessidades de saúde é constante – especialmente considerando o aumento das doenças crônicas não-transmissíveis, o elevado custo dos cuidados de saúde e os recursos financeiros limitados – o planejamento familiar tornou-se um serviço essencial para as famílias de refugiados da Faixa de Gaza.

A UNRWA começou a oferecer serviços de planejamento familiar em 1970, no Centro de Saúde na cidade de Rimal, em Gaza. Em 1982, estes serviços pioneiros foram incluídos em todos os centros de saúde da Faixa de Gaza, como parte dos esforços da Agência para melhorar a qualidade e acessibilidade dos serviços de cuidados de saúde primários para os refugiados da Palestina. Serviços de planejamento familiar, incluindo o aconselhamento e o fornecimento de contraceptivos, estão disponíveis em todos os momentos para as mulheres que acessam os centros de saúde da UNRWA.

“Com o tempo, as famílias, especialmente as mulheres, tornaram-se conscientes da importância do planejamento familiar ativo. Elas entendem o importante papel do planejamento na sua saúde e de seus filhos “, explica a enfermeira sênior do Centro de Saúde de Rimal, Tamam abu Zaied. Nos últimos cinco anos, Tamam realizou principalmente serviços de planejamento familiar.

“Tenho quatro filhos. Entre cada gestação eu realizei uma pausa de dois anos como parte do meu planejamento familiar. Assim eu tenho mais tempo disponível para cada criança e sou mais capaz de cuidar da minha própria saúde e da minha família “, confirma Imad Oda, 35 anos.

Os serviços de planejamento familiar, incluindo a saúde reprodutiva e o aconselhamento e fornecimento de contraceptivos, integram os serviços de saúde materna e infantil através dos cuidados oferecidos durante o pré-natal, parto e puerpério; juntamente com o monitoramento do desenvolvimento das crianças com menos de 5 anos de idade.

Os serviços de planejamento familiar serão fortalecidos através da introdução da ‘Equipe de Saúde da Família’. A Equipe de Saúde da Família lançou uma nova abordagem no tratamento de doenças específicas, considerando o estado de saúde da família de maneira mais abrangente. Em termos de planejamento familiar isso também significa um aumento na participação dos homens na proteção e promoção da saúde da família.