UNRWA promove a diversidade e a tolerância no Dia dos Direitos Humanos

20 de janeiro de 2016

Sons de risos e crianças brincando soaram por todo o pátio da escola quente e ensolarado. Poderíamos assumir que este era um dia normal na escola Aqbat Jabr Coed em Jericó, no entanto foi diferente, pois era o Dia de Direitos Humanos. A emoção no ar era palpável uma vez que os alunos apresentaram canções e danças em torno de diversos temas da diversidade, da tolerância, da igualdade e mais. 

Escolas da UNRWA em Gaza, na Cisjordânia, Síria, Líbano e Jordânia reuniram alunos, pais e professores juntamente com representantes de países de todo o mundo para participar de atividades para marcar o dia. A maioria das atividades foram tiradas do kit sobre direitos humanos, resolução de conflitos e tolerância (HRCRT) que é parte de um programa financiado pelo Estado Unidos de educação que apoia a integração dos conceitos dos direitos humanos em todos os indivíduos.

Alguns hóspedes foram convidados a identificar ações que promovem a diversidade enquanto alunos apresentaram uma esquete sobre a igualdade de gênero. Uma sala de aula demonstrou um exercício sobre os processos democráticos e de liderança que escolhem os novos representantes do parlamento da sua nova escola. Heba abu Laban, de treze anos de idade e membro do parlamento da sua escola em Gaza, estuda os direitos humanos desde o primeiro grau e fala sobre sua experiência: “Aprendi muito sobre diversidade e direitos humanos. Agora eu sei que as pessoas têm diferentes religiões ou cores, mas enquanto todos nós temos o direito de ser diferente, temos de ser tratados de forma igual.”

A educação para os direitos humanos não é apenas sobre o conhecimento e a compreensão. É também sobre a mudança de atitudes e comportamentos. Para explicar o impacto do programa, o professor da UNRWA Maison Askar disse, “o que tenho observado é que há menos intolerância entre alunos da escola, eles são mais respeitosos uns com os outros e para as opiniões do outro. Eles conscientemente ouvem uns aos outros.”

Durante todo o ano, o programa HRCRT ajuda a cultivar um ambiente de compreensão, a tolerância e a valorização das diferenças, tanto dentro quanto fora da sala de aula. O pai de um dos envolvidos comentou, “Aprendendo sobre direitos humanos na escola da UNRWA, meus filhos ganharam diferentes perspectivas em relação a determinadas questões. Eles se tornaram mais tolerantes com outros pontos de vista e ouviram aos outros.”

kit HRCRT está sendo implementado em ambientes cada vez mais desafiadores em todos os cinco campos de operações da UNRWA, onde algumas crianças testemunham e experienciam em primeira mão as violações dos direitos humanos diariamente. Ensinar as crianças a resolver os conflitos através do diálogo em vez de violência e a respeitarem os direitos uns dos outros é um componente importante do programa, que também se estende a toda a comunidade através de eventos e vídeo.