Apoiando as mães de crianças com deficiência

3 de fevereiro de 2016

Em 2010, 22 mães de crianças com deficiência dos campos de refugiados Aida e Beit Jibrin, ambos localizados na área de Belém, uniram forças e deram início ao Grupo de Empoderamento Feminino de Noor (WEG). O WEG de Noor oferece aulas de culinária e moradia temporária nos campos para gerar renda e custear os serviços de reabilitação e outras necessidades de seus filhos.

A iniciativa atraiu a atenção do programa de deficiência do departamento de assistência e serviços sociais da UNRWA, que começou a apoiar o grupo de mães com dias de atividades recreativas e de reabilitação para seus filhos, bem como através de cursos de capacitação em marketing, comunicação e informática. Sessões de conscientização sobre os direitos das mulheres também foram conduzidas para o grupo. O apoio do programa de deficiência ajudou o grupo de mães a desenvolver seu lado empresarial e vender os seus produtos de uma forma rentável para atender as necessidades de seus filhos. Como uma mãe explicou, “Recebo medicamentos e fraldas para meus dois filhos com deficiência intelectual, reduzindo assim a minha dificuldade em cuidar deles.”

O WEG de Noor empodera as mães e fortalece suas vozes, de maneira a garantir seu envolvimento e participação nos processos e nas decisões tomadas nos campos de refugiados.

O WEG de Noor também contribuiu para o aumento da conscientização dos desafios enfrentados pelos moradores dos campos e, principalmente, pelas pessoas com deficiência que vivem nesses campos. Graças a esta iniciativa inspiradora, várias organizações nacionais e internacionais têm agora demonstrado interesse em fornecer reabilitação e outros serviços para os dois campos.