Sobre a UNRWA

Somos a Agência das Nações Unidas que dá assistência a cinco milhões de refugiados da Palestina. Mantemos, entre outros serviços, centenas de escolas, clínicas, centros de distribuição de alimentos em 58 campos de refugiados e outros locais no Líbano, Síria, Jordânia, Gaza e Cisjordânia.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 8 de dezembro de 1949, tornando-se operacional em 1 de maio de 1950. Há mais de 60 anos prestamos serviços essenciais para o bem estar, desenvolvimento humano e a proteção dos refugiados da Palestina, enquanto aguardamos uma resolução justa para a situação desses refugiados.

Refugiados da Palestina são indivíduos que residiram na Palestina entre junho de 1946 e maio de 1948, que perderam suas casas e meios de subsistência em consequência do conflito árabe-israelense de 1948, e seus descendentes.

Nossa missão é ajudar refugiados da Palestina a atingirem seu pleno potencial nas circunstâncias difíceis em que vivem. No sistema das Nações Unidas, temos a singularidade de ser a única agência a prestar serviços diretamente a seus beneficiários.

No início de nossas atividades só ministrávamos ajuda humanitária básica, mas nosso mandato foi se transformando ao longo das décadas, ao respondermos às novas necessidades que surgiam.

Atualmente, nossos programas incluem educação, saúde, serviços sociais, microfinanças e assistência de emergência a cinco milhões de refugiados da Palestina bem como melhorias na infraestrutura e condições dos campos de refugiados.

Clique aqui ou na imagem a seguir para acessar a publicação “Sobre a UNRWA” em português.

Sobre a UNRWA