UNRWA inaugura exposição sobre refugiados da Palestina no Rio de Janeiro

Uma das primeiras turmas de jardim da infância no campo de Dikwaneh, Líbano. Sem data. © Fotógrafo desconhecido / Arquivo UNRWA

Uma das primeiras turmas de jardim da infância no campo de Dikwaneh, Líbano.
Sem data. © Fotógrafo desconhecido / Arquivo UNRWA

A partir do dia 12 de novembro, o Rio de Janeiro recebe a exposição fotográfica “Uma Longa Jornada” no Centro Cultural Correios. A mostra ficará aberta ao público, com entrada franca, de 12 de novembro de 2015 ao dia 10 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 12h às 19h.

“Uma Longa Jornada’’ – composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens – conta a história da prolongada crise de refugiados no Oriente Médio. Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.

A exposição – que já foi montada em diversos lugares do mundo, como Roma, Jerusalém, Nova York e Marrocos – teve seu projeto no Brasil desenvolvido exclusivamente pelo escritório de arquitetura e design Atelier Marko Brajovic, mostra também o trabalho da UNRWA nos cinco locais onde atua (Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria).

No Brasil, a iniciativa é uma parceira da UNRWA com o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e conta com o generoso apoio da Liga dos Estados Árabes, que permitiu a montagem no Rio, e com o apoio do Centro Cultural Correios, do Atelier Marko Brajovic, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Federação das Associações Mulçumanas do Brasil (FAMBRAS) e do Instituto da Cultura Árabe (ICARABE).

A exposição ficou em cartaz entre janeiro e março no Centro Cultural São Paulo, onde recebeu mais de 1000 visitantes, e entre maio e junho no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, onde recebeu mais de 2000 visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo, além da presença do comissário-geral da UNRWA, Pierre Krähenbühl, para a inauguração.

Confirme presença em nosso evento no Facebook e chame seus amigos!

Esperamos você lá!


Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro
Rio de Janeiro – RJ
A exposição ficará aberta ao público, com entrada franca, do dia 12 de novembro de 2015 ao dia 10 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 12h às 19h.


Mais Informações

Thereza Jatobá
T.JATOBA@unrwa.org
(21) 2253-2211
(11) 98034-7233

Sobre a UNRWA:

www.unrwa.org.br/sobre_a_unrwa/
www.facebook.com/UNRWABrasil